Fale Conosco

(11) 99241-6219

Email

feticom@feticom.com.br

Endereço

Rua Gualachos, 41, Aclimação São Paulo - SP

FETICOM-SP e ICM realizam seminário de Formação em Segurança e Saúde do Trabalho

A Feticom–SP realizou um seminário de Formação em Segurança e Saúde do Trabalho: Prevenção contra Riscos Ocupacionais Físicos, Biológicos, Químicos, Ergonômicos e de Acidente, em parceria com a Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e com apoio da Fundação para a Sociedade Social – Desenvolvimento Sustentável (Stiftung Soziale Gesellschaft – Nachhaltige Entwicklung – SSGNE).

O Seminário de Formação em Segurança e Saúde do Trabalho (SST): Prevenção contra Riscos Ocupacionais Físicos, Biológicos, Químicos e de Acidente foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na Colônia de Férias da Feticom, em Mongaguá-SP, e contou com a participação dos sindicatos filiados de todo o estado de São Paulo.

A atividade teve como objetivo principal capacitar os dirigentes sindicais em segurança e saúde no trabalho, para ampliar o conhecimento sobre a legislação vigente, com consequente melhoria da percepção dos riscos e das medidas de controle nos locais de trabalho, além da melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. O foco foi a prevenção dos principais riscos ocupacionais presentes nos setores da construção e do mobiliário. O conteúdo abordou riscos físicos, biológicos, químicos, ergonômicos e de acidentes, com ênfase na prática sindical de proteção à saúde do trabalhador.

Durante os dois dias da atividade, foi apresentada a legislação de Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil, além da demonstração da metodologia de elaboração e revisão das Normas de Segurança e Saúde do Trabalho (NR). A iniciativa também teve como objetivo capacitar e qualificar tecnicamente o entendimento sobre o conceito e o reconhecimento dos perigos e riscos ocupacionais nos setores da construção e do mobiliário, bem como identificar as fontes e as possíveis lesões e agravos à saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores decorrentes da exposição aos riscos ocupacionais.

Os trabalhadores da construção civil e do mobiliário enfrentam diariamente ambientes de trabalho marcados por riscos complexos, que exigem identificação, avaliação e controle rigorosos. Apesar da existência de instrumentos jurídicos e políticas públicas para proteger a saúde física e mental da classe trabalhadora, persistem desafios, como falhas na legislação, dificuldades na sua aplicação, falta de recursos e fiscalização sobrecarregada.

Por meio de iniciativas como essa, a Feticom-SP fortalece a atuação sindical na defesa da saúde do trabalhador e reforça seu compromisso com os trabalhadores da categoria.